domingo, 1 de janeiro de 2012

Militares antecipam conclusão de eleições parlamentares no Egito

Os governantes militares do Egito divulgaram um decreto neste domingo que apressa o fim das eleições parlamentares, depois que os conflitos com morte no Cairo no mês passado aumentaram a pressão por uma transição mais rápida para um governo civil.

A votação final para a câmara alta do Parlamento terminará em 22 de fevereiro, e não mais em 12 de março, como antes planejado. O conselho militar anunciou a mudança num comunicado. A primeira sessão da casa será em 28 de fevereiro.

Em novembro e dezembro passados, 59 pessoas morreram em confrontos entre as forças de segurança e manifestantes que pediam a saída dos militares do poder.

Muitos egípcios expressaram revolta com os vídeos de soldados batendo em homens e mulheres já caídos no chão. Uma das imagens mostra uma mulher sendo arrastada pela sua vestimenta preta. Sutiã à mostra, ela era chutada.

Milhares se reuniram na Praça Tahrir em 20 de dezembro para condenar a violência militar.

O primeiro estágio das eleições para a câmara alta ocorrerá em 29 e 30 de janeiro. O segundo turno deste pleito será no dia 7 de fevereiro. O segundo estágio será 14 e 15 de fevereiro, e, depois, o segundo turno, no dia 22 do mesmo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário